Professor de Karatê, Marcius Pirôpo alerta sobre a importância do uso das proteções para crianças nas artes marciais

Profº Marcius Pirôpo faixa preta 3ºdan de karatê, campeão brasileiro da modalidade, desde 2010,vem alertando sobre a necessidade de usar proteções principalmente em crianças que praticam artes marciais, o uso apenas de luvas e protetor bucal, não protegem  é preciso o uso  do capacete e do protetor de torax,  é de suma importância para absorvição dos impactos causados pelos golpes durante o combate. Prof Marcius Pirôpo fala do assunto com autonomia pois realizou em 2014 a maior Copa de Karatê do estado da Bahia na cidade de Santo Antônio de Jesus, com nenhum acidente foi considerada a Copa mais segura de todo o estado.
Desde o surgimento do Karatê Interestilos na Bahia, através do saudoso mestre Ivo Rangel, muitas associações de karatê e outras modalidades marciais vem fazendo uso das proteções. O Taekwondo, se destaca no cenário mundial pois foi a primeira modalidade marcial esportiva a incluir as proteções obrigatoriamente para todas as faixas etárias. Ainda tem muitas associações de karatê e Federações que não adotaram a proteção e o Profº Marcius Pirôpo alerta aos pais de atletas e atletas, para os perigos de lutar sem as proteções," crianças não tem noção da força, conversando com médicos de diversas especialidades, todos defendem que as proteções são fundamentais, para uma prática saudável e mais segura, portanto os impactos podem ser fortes, podendo causar perda de dentes, sangramento nasal , quedas com impacto, tonturas devido a queda, podendo ocasionar diversos acidentes" conclui o Professor Marcius Pirôpo.
A fiscalização para essa prevenção deve partir de todos nós, pais, professores, familiares e toda sociedade.
Bons profissionais da área marcial jamais coloca seus atletas sem proteção em competições, principalmente as nossas crianças. Professor Marcius Pirôpo é o atual presidente da UFPKBA União dos Faixas Pretas de Karatê da Bahia e informa que denúncias anônimas podem ser feitas através do tel 75 98337-6750 ou enviando email para professorpiropo@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários